Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

sábado, 17 de maio de 2008

DOENÇA DA MODA?

DOENÇA DA MODA?
Esse termo nos incomoda muito, "DOENÇA DA MODA", na minha concepção, não se trata de modismo, pois quem em sã consciência vai querer aderir a essa moda?Será que aqueles três médicos que se apresentaram em dois programas do Jô Soares, para falar de dor crônica, sabem o que estão dizendo?Vejam vários sintomas que eu ENEIDE SENA MACAMBIRA BASTOS apresento por acompanhar esta moda:

1. dor e fadiga muscular intensa;

2. síndrome das pernas inquietas;
3. visão embaçada;
4. letargia;
5. lapsos de memória ( o que é que eu estava dizendo, como eu completo esta frase?);
6. enxaqueca tensional;
7. cefaléia crônica;
8. cervicalgia;
9. dor facial;
10. sensibilidade ao frio e ao calor;
11. transtorno depressivo recorrente;
12. insônia;
13. fadiga crônica ( sensação de cansaço extremo, mesmo após domir várias horas);
14. zumbido nos ouvidos;
15. problemas de coordenação motora;
16. estresse;
17. fadiga mental.


Se isso for DOENÇA DA MODA, É MUITA VAIDADE PRA UMA SÓ PESSOA!
DOENÇA DA MODA!? POR QUÊ?
Se vocês que se dizem doutores no assunto tiverem uma explicação para o absurdo que andam falando em rede nacional de televisão, por favor, ajudem-nos. São milhares de pessoas no mundo inteiro, maioria mulheres. Segundo informação de "O GLOGO ONLINE, são 4 milhões de mulheres...Ah, já sei! MULHER GOSTA DE ANDAR NA MODA. RSRSRSRSRSRS, OH BICHO VAIDOSO, SUBMETER-SE A UMA TORTURA DESSA! RESRSRSRSRSR.
SE VOCÊS MEDICOS QUE USAM ESSE TERMO IRÔNICO PARA UM PROBLEMA DE SAÚDE TÃO GRAVE E SÉRIO, QUE NOS DEIXA MUITAS VEZES APÁTICOS(A), TIVEREM UMA RESPOSTA, POR FAVOR, MANIFESTEM-SE. Isso irá melhorá a qualidade de vida de milhares de pessoas no mundo...PATRÍCIA, em Londres, ANA PITANGUEIRA, na Alemanha, ADELAIDE em Portugal, e nós fibromiálgicos do Brasil, que estamos lutando por viver com qualidade e dignidade, tratamento adequado, aposentadoria e outros direitos.

Eneide Macambira.

4 comentários:

  1. Cara amiga Eneida, é muita humilhação dizerem que fm é doença da moda.
    Mas, se for mesmo, quero ficar fora da moda.
    um beijão com muito carinho

    ResponderExcluir
  2. SABE GENTE, NA ÚLTIMA QUINTA FEIRA - DIA 15 , FUI A MALDITA PERÍCIA.
    O MÉDICO SÓ OLHOU MINHA CICATRIZ, APERTOU PRA SABER SE DOIA. FEZ LEITURA DINÂMICA THE FLACH - DOS TRÊS LAUDOS QUE LEVEI.
    OS MÉDICOS, OBVIAMENTE, NÃO ME DÃO CONDIÇÕES PARA EU VOLTAR AO TRABALHO. TANTO POR DORES, COMO PELA DEPRESSÃO, COMO PELA ALTA DOSE DE MEDICAMENTOS.
    MAS...........
    O PERITO DISSE:
    CADÊ O LAUDO DO MÉDICO DO TRABALHO?
    FIQUEI PASMA.,... NUNCA HAVIA LEVADO ESSE DOCUMENTO, MUITO MENOS NAQUELE DIA.
    O PERITO DEVOLVEU-ME TUUUUUDOOOO... LAUDOS, FICHAS, TUUUDO... E DISSE PRA EU MARCAR UMA NOVA PERÍCIA, OU SEJA, PEDIR A RECONSIDERAÇÃO.
    O MÉDICO DO TRABALHO, FICOU PASMO TAMBÉM,.. MAS FEZ O DOCUMENTO.
    E ME DISSE QUE O INSS ESTÁ ASSIM MESMO.
    ELE TEM FUNCIONÁRIO TRABALHANDO DE MULETAS.
    AH.. A PIADA DO PERITO:

    "...Ué, se você não pode trabalhar da cintura pra baixo, você trabalha da cintura pra cima! Tem que trabalhar!"

    ♫ Páre o mundo que eu quero descer!

    ♫ Que País é esse???

    ResponderExcluir
  3. doença da moda?
    e quem quer esta moda, cheia de dores e outros sintomas.?
    o Sr. Jô soares, deveria sentir o que sentimos por um mês.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber o nome desses médicos,pois não vi as entrevistas e,marquei consulta com um(não sei se é um desses dois)que sei q já foi ao programa do JÔ!Falem,URGENTE,por favor!!!!!!!

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!