Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Morte por mil agulhas: A condição debilitante que deixa doentes sensíveis em dor excruciante


tradução livre do Google


Por ALICE GREBOT 

É uma condição crônica que os que sofrem torna tão sensível que até mesmo um toque mais leve desencadeia ondas de dor excruciante. Estima-se que a fibromialgia afete até um milhão de britânicos, geralmente mulheres com mais de 40 anos, e os especialistas compararam as sensações debilitantes para "morte por mil agulhas.
Outros sintomas incluem a falta de concentração, perda de memória, dores de cabeça e rigidez muscular. E por um longo tempo não havia médicos pouco podiam fazer para ajudar a acabar com a agonia.
No entanto, hoje, com a ajuda de técnicas de exploração sofisticados, especialistas em dor têm sido capazes de identificar as partes do cérebro responsáveis ​​pela condição. 
Ondas de dor excruciante: Fibromialgia é uma condição crônica que torna sofrem tão sensível que mesmo o mais leve toque aciona-lo
Ondas de dor excruciante: Fibromialgia é uma condição crônica que torna sofrem tão sensível que mesmo o mais leve toque aciona-lo
Usando uma combinação de psicoterapia e medicamentos mais comumente usados ​​para tratar a depressão e epilepsia, muitos doentes são capazes de encontrar alívio.
"Os pacientes com fibromialgia têm normalmente o que chamamos de pontos sensíveis", diz o Dr. Ernest Choy, reumatologista consultor no Hospital King College, em Londres.
"Há 18 locais em todo o corpo - no pescoço, costas, braços e pernas - onde, com uma leve pressão, eles experimentam a dor, quando um indivíduo normal não faria.

"Assim como a dor, os pacientes geralmente se queixam de um grau de qualidade do sono fadiga e pobres. Depressão e dor crônica, muitas vezes caminham lado a lado - é tão difícil lidar com o desconforto de moagem tais todos os dias ".
Não há nenhum teste específico para a fibromialgia por isso é muitas vezes diagnosticada uma vez outras condições, incluindo a síndrome da fadiga crônica e artrite reumatóide, foram descartadas.
O paciente terá sofrido dor generalizada durante três meses em ambos os lados do corpo, acima e abaixo da cintura, assim como dor em pelo menos 11 dos 18 pontos sensíveis conhecidas quando pressionado.
Efeitos colaterais: depressão e dor crônica, muitas vezes caminham lado a lado - é tão difícil lidar com o desconforto de moagem tais cada dia
Efeitos colaterais: depressão e dor crônica, muitas vezes caminham lado a lado - é tão difícil lidar com o desconforto de moagem tais cada dia
"Infelizmente, a fibromialgia não é bem compreendida por muitos médicos, pois a dor é muitas vezes um sintoma muito subjetivo," diz o Dr. Choy. 
"De acordo com um inquérito europeu, que leva cerca de 18 meses a dois anos para obter um diagnóstico de fibromialgia. Há ainda uma grande quantidade de médicos que não sabem mesmo sobre isso. "
A causa exacta da condição não é conhecida, mas, de acordo com o Dr. Choy, pesquisa demonstrou que é provável que seja devido a um problema com a forma como o sistema nervoso manipula dor. 
"Quando uma normal dor experiências individual, existe o que chamamos de processo de enfrentamento no cérebro que controla isso", explica ele. "Em alguns pacientes com fibromialgia, que o processo não está funcionando corretamente para que o seu limiar de sentir dor é muito menor . 
"Avanços recentes na avaliação do funcionamento do cérebro, usando imagens de ressonância magnética funcional [fMRI], realmente mudaram nossa compreensão da doença.
"É claro que a maneira como o cérebro das pessoas com fibromialgia dor processo é muito diferente de indivíduos normais.
Existem alguns fatores de risco para desenvolver a doença.  
 "Meus sintomas começaram há quase seis anos, com minhas articulações, derepente vinha o  inchaço e sentia-me muito dolorosa"
"Há evidências que mostram que as pessoas que têm estresse físico ou psicológico são mais propensas a desenvolver a fibromialgia," diz o Dr. Choy. 
'Em alguns indivíduos, pode ser que dormem muito mal, enquanto que em outros, pode ser que tenham outras doenças, tais como a depressão.
Não há cura, mas os tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas. Dr Choy explica: "O objetivo do tratamento é ajudar os pacientes a lidar com sua condição.
Na maioria dos doentes, que utilizam uma combinação de não-fármaco à base de tratamentos, bem como medicamentos.
"O exercício pode ser útil. Embora muitos pacientes se piora da dor quando começam, se construir exercer gradualmente, vão receber benefícios a longo prazo.
"Tomar banhos quentes ou exercício em água morna também irá ajudar a aliviar a dor e cansaço. Terapia cognitivo-comportamental, uma espécie de pyschotherapy, pode ajudar a melhorar a capacidade dos pacientes para lidar com a dor.
"Além do que, alguns analgésicos simples podem ajudar, e nós muitas vezes prescrevem antidepressivos, principalmente porque as substâncias químicas no cérebro que o processamento de controle da dor também são as mesmas que a depressão causa.
"Estes são dados em doses muito mais baixas do que são usados ​​para tratar a depressão, no entanto. Anti-epilepsia drogas também têm demonstrado ser eficazes. Estes trabalhos de reajustamento do sistema nervoso e reduzir a sensibilidade a uma ligeira pressão. '
Mudanças de estilo de vida são fundamentais: Exercício como natação ou Tai Chi pode ajudar, mas os pacientes podem sentir dor aumentou quando eles tornam-se móveis
Mudanças de estilo de vida são fundamentais: Exercício como natação ou Tai Chi pode ajudar, mas os pacientes podem sentir dor aumentou quando eles tornam-se móveis
Um sofredor, Nicki Southwell, de 53 anos, dirige um grupo de apoio a fibromialgia. Nicki, que vive em Carlisle com seu marido Merlin, 51 anos, um professor, diz: "Meus sintomas começaram há quase seis anos, com minhas articulações repente inchaço e sentindo muito doloroso.
"Ela ficou tão ruim que eu não conseguia subir as escadas. Acabei por ser diagnosticado no ano passado, embora não se sabe o que causou isso. Nesse meio tempo, eu tive que parar de trabalhar como cuidador.
"E embora eu geralmente sou muito organizada, de repente, eu não conseguia encontrar meu diário ou gerir o trabalho doméstico. Eu me senti totalmente fora de controle e eu odiava isso. Ao longo do caminho eu sofri com depressão também, mas eu não sei se isso é por causa da fibromialgia.
Mais de um ano após seu diagnóstico, Nicki dorme normalmente, mas acorda com dor, pontadas - principalmente nas costas e nas pernas. Sua memória de curto prazo também é ainda pobre, então ela faz listas.
"Eu tomo analgésicos e eu uso um Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea [TENS] máquina para alívio da dor, o que proporciona impulsos elétricos para o corpo", diz ela. "Eu também fiz um curso de hidroterapia NHS, que envolveu o exercício em água quente e foi brilhante.
"Eu sei que as mudanças de estilo de vida são fundamentais, então eu vou tentar natação, tai chi - qualquer coisa. Eu ainda tenho dias ruins, mas as coisas estão melhorando.
"Minha mensagem para outros doentes seria a perseverar para diagnóstico e tratamento. Não perca a esperança. "
Dr Choy diz: "O que funciona para um paciente não pode, por outro. É importante lembrar que há tratamentos já disponíveis, que podem ajudar a aliviar os sintomas. Acho que o futuro é brilhante para pacientes com fibromialgia.


Fonte:http://www.dailymail.co.uk/health/article-2054759/Fibromyalgia-The-debilitating-condition-leaves-sensitive-sufferers-excruciating-pain.html

Read more: http://www.dailymail.co.uk/health/article-2054759/Fibromyalgia-The-debilitating-condition-leaves-sensitive-sufferers-excruciating-pain.html#ixzz2A3d2KYX2
Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook

Um comentário:

  1. Gostei muito da informações e depoimentos, realmente não é fácil conviver com esta doença, principalemnte pelo fato de ainda existiram pessoas que acham que é frescura ou mentira existir algo que causa tantas dores.

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!