Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Exercício e Depressão

Quer saber mais sobre o exercício e depressão? Muitos estudos mostram que as pessoas que se exercitam regularmente beneficiar com um impulso positivo no humor e menores taxas de depressão.

Quais são os benefícios psicológicos do exercício com a depressão?

Melhoria da auto-estima é um benefício psicológico chave de atividade física regular. Quando você se exercita, seu corpo libera substâncias químicas chamadas endorfinas. Essas endorfinas interagem com os receptores em seu cérebro que reduzem sua percepção de dor.
As endorfinas também provocar uma sensação positiva no corpo, semelhante à da morfina. Por exemplo, a sensação de que segue uma corrida ou treino é muitas vezes descrito como "eufórico". Esse sentimento, conhecido como um "corredor de alta", pode ser acompanhada por uma perspectiva positiva e energizante sobre a vida.
As endorfinas agir como analgésicos, o que significa que eles diminuem a percepção da dor. Eles também atuam como sedativos. Eles são fabricados em seu cérebro, medula espinhal, e muitas outras partes do seu corpo e são liberadas em resposta ao cérebro substâncias químicas chamadas neurotransmissores. Os receptores neuronais endorfinas ligam a são os mesmos que se ligam alguns medicamentos para a dor. No entanto, ao contrário de morfina, a ativação desses receptores por endorfinas do corpo não levar ao vício ou dependência.
O exercício físico regular tem sido comprovada para:
  • Reduzir o stress
  • Afastar a ansiedade e sentimentos de depressão
  • Aumentar a auto-estima
  • Melhorar o sono
O exercício também tem estes benefícios de saúde adicionados:
  • Ele fortalece seu coração.
  • Isso aumenta os níveis de energia.
  • Ele reduz a pressão arterial.
  • Ele melhora o tônus ​​e força muscular.
  • Ele fortalece e fortalece os ossos.
  • Ele ajuda a reduzir a gordura corporal.
  • Isso faz você olhar em forma e saudável.

É o exercício de um tratamento para a depressão clínica?

A pesquisa mostrou que o exercício é um tratamento eficaz, mas muitas vezes subutilizado para depressão leve a moderada.

Há tipos de exercícios que são melhores para a depressão?

Parece que qualquer forma de exercício pode ajudar a depressão. Alguns exemplos de exercícios moderados incluem:
  • Biking
  • Dança
  • Jardinagem
  • Golfe (caminhar em vez de usar o carrinho)
  • Trabalho Doméstico, especialmente varrer, esfregar, ou aspiração
  • Movimentar-se em um ritmo moderado
  • Baixo impacto aeróbica
  • Jogando tênis
  • Natação
  • Caminhada
  • O trabalho de jarda, especialmente roçada ou raking
  • Ioga
Porque um forte apoio social é importante para as pessoas com depressão, juntando-se uma aula de ginástica de grupo pode ser benéfica. Ou você pode exercitar com um amigo ou o seu parceiro. Ao fazer isso, você vai se beneficiar da atividade física e conforto emocional, sabendo que os outros são favoráveis ​​a você.

Devo Fale com o meu médico antes do exercício?

Para a maioria das pessoas, é OK para iniciar um programa de exercícios sem verificar com um profissional de saúde. No entanto, se você não tiver exercido em quando, são mais de 50 anos de idade, ou ter uma condição médica, como diabetes ou doenças do coração, entre em contato com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.

Como posso decidir quais os tipos de exercício para fazer?

Antes de começar um programa de exercícios para a depressão, aqui estão algumas perguntas que você deve considerar:

  • Quais as atividades físicas que eu gosto?
  • Eu prefiro atividades grupais ou individuais?
  • Que programas melhor se adequam a minha agenda?
  • Tenho condições físicas que limitam a minha escolha de exercício?
  • Que metas que eu tenho em mente? (Por exemplo: perda de peso, fortalecimento dos músculos, melhorando a flexibilidade, ou melhora do humor)

Quantas vezes devo Exercício para aliviar a depressão?

Tente se exercitar pelo menos 20 a 30 minutos, três vezes por semana. Os estudos indicam que o exercício quatro ou cinco vezes por semana, é ainda melhor. Acalme-se, se você está apenas começando. Começar a se exercitar por 20 minutos. Depois, você pode construir até 30 minutos.

Quais são algumas dicas para começar exercício?

Quando você iniciar o seu programa de exercícios, você deve planejar uma rotina que é fácil de seguir e manter. Quando você começa a se sentir confortável com sua rotina, então você pode começar a variar seus tempos de exercício e atividades.
Aqui estão algumas dicas para ajudar você a começar:
  • Escolha uma atividade que você goste. O exercício deve ser divertido.
  • Coloque sua rotina de exercícios em sua programação. Se você precisa lembrando, colocá-lo no seu calendário.
  • A variedade é o tempero da vida. Certifique-se de variar os exercícios para que você não se cansar. Verifique se o seu ginásio local ou centro comunitário para uma variedade de programas de exercícios.
  • Não deixe que os programas de exercícios quebrar o banco. A menos que você está indo para usá-los regularmente, evitar a compra de participações em clube de saúde ou equipamentos caros.
  • Fique com ela. Se você se exercita regularmente, logo vai se tornar parte de seu estilo de vida e vai ajudar a reduzir a sua depressão.

O que devo fazer se o exercício é doloroso?

Nunca ignore a dor. Você pode causar estresse e danos a suas articulações e músculos, se você continuar a exercer através da dor.
Se você ainda sente dor algumas horas após o exercício, você provavelmente já se sobrecarregou e precisa diminuir seu nível de atividade. Se a sua dor persistir ou se agravar, ou se você suspeitar que você tem ferido a si mesmo, contacte o seu médico.
Se você é incapaz de participar regularmente de atividades ou atletismo, você também pode tentar outras ferramentas para ajudar a impulsionar o seu humor. Estudos de meditação e massagem terapêutica têm demonstrado que estas técnicas podem estimular a secreção de endorfina, aumentar o relaxamento e ajuda a impulsionar o humor.

FONTES:
National Institute on Aging: "Não Deixe o blues ficar por aqui."
Saúde Mental América: "Ficar bem quando você tem uma doença mental."
Cleveland Clinic Centro de Informação em Saúde do Consumidor: "Como o exercício melhorar a depressão?"
Associação Psiquiátrica Americana, Practice Guideline para o tratamento de pacientes com depressão maior , de 2000.
. American Psychiatric Association Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-IV-TR , American Psychiatric Pub, 2000.
Fieve, R. Bipolar II, Rodale Books, 2006.
Avaliado por Joseph Goldberg, MD em 19 de fevereiro de 2014

Pesquisa realizada pela Abrafibro: http://www.webmd.com/depression/guide/exercise-depression?page=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!