Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

segunda-feira, 19 de maio de 2008

A PERÍCIA DO INSS É UM ENGODO, UMA ILUSÃO!





19 de maio de 2008 18:14


Hoje fui à minha segunda perícia no INSS.
A primeira, no dia 15.05.08, o médico “fez leitura tri dinâmica”dos laudos que levei, sendo eles:
- Neurocirurgião - pedindo mais ou menos 6 meses pois conforme os meus exames, minha artrodese não está totalmente fundida. Melhor dizendo não houve a fusão da L4 com a L5.
E que isso é a resposta para minhas constantes dores.

Psiquiatra (2) - idem com laudo de depressão e descrição de medicamentos controlados. E pedindo a avaliação tendo em vista o uso dos medicamentos.

Psiquiatra (1) Só descreveu minhas atitudes, e reações. Diagnosticou, e receitou 2 medicamentos também controlados.

(Explico: A Psiquiatra (‘1) tive que trocar. Ela pegou dengue. E justo quando eu teria que retornar para sabermos se a medicação estava devidamente ajustada, ela pediu licença do trabalho.
Não me restando outra saída que não a de buscar outro profissional. Aí entra o Psiquiatra (2)

Bom, diante de tudo isso e mais minha Tomografia (que comprovava a necessidade de afastamento, para que não houvesse prejuízo à cirurgia de artrodese, visto que a fusão não estava completa.) mais o RX completo.

O perito deu uma breve olhada no laudo do neuro... E devolveu-me os demais, sem os ter lido..... Ressalto.
Perguntou-me o que se passava comigo.
Quando comecei a contar, e ele me fez outra pergunta:
“-Você já foi encaminhada à Reabilitação?”
Eu respondi que não.
E ele... “Ah, mas já deveria ter sido encaminhada.”
Breve silêncio...
Quando então ele me diz:
“Claro que não poderia ter sido encaminhada. Porque aqui no sistema você está demitida desde 2005 (de sua atual empresa). Claro que isso é um erro do sistema, mas eu aqui não posso fazer nada. Vá ao balcão (isso indica fila, senha , espera....) e peça o C.N.I.S. e já aproveita e marca sua junta médica.. Isso agora é rapidinho!”

Sem saber o que dizer, fui até o dito balcão!
O funcionário disse que o tal do CNIS só era feito pela manhã.
Voltei à sala do Médico, e lhe dei a informação... Ele insistiu que nada poderia fazer sem esse documento.
Eu, leiga que sou, e na inocência e totalmente crédula do profissional de diante de mim se apresentava... Não poderia imaginar o que teria nesse documento que poderia servir para a perícia, para a minha avaliação, ou ainda, para a correção do erro no sistema.
Quando finalmente fui atendida no balcão, um funcionário X.... De uma educação e presteza ímpar, explicou-me que o médico só quis me enrolar.
O funcionário X, procurou no seu sistema para que ele visualizasse qual era minha situação.
Quando então ele me diz que o médico JÁ HAVIA INDEFERIDO MEU PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO, ou seja, A DECISÇÃO JÁ HAVIA SIDO TOMADA, SEM EXPLICAÇÕES, SEM AVISOS, SEM MEU CONHECIMENTO, E PIOR.... SEM UMA PERÍCIA DIGNA.

Ou seja, a primeira perícia, o médico já havia INDEFERIDO TAMBÉM, só que não me avisou. Entregou-me o papel DE INDEFERIMENTO DE MEU PEDIDO DE PRORROGAÇÃO dizendo que era só a parte burocrática. Tanto que ele já estava pedindo que eu marcasse nova perícia, já de posse do parecer do médico do trabalho da empresa em que sou funcionária. O que este o fez sem qualquer dúvida. Pois leu atentamente os laudos, perguntou-me algumas coisas, e não teve outra atitude honrada a fazer que não a de regidir o laudo com seu parecer.

PORTANTO, NENHUM DOS PERITOS FOI PROFISSIONAL SUFICIENTE E CAPAZ DE DIZER-ME COM O DEVIDO VOCABULÁRIO, QUE EU NÃO TINHA MAIS O DIREITO AO BENEFÍCIO E POR QUÊ? MESMO AMBOS CIENTES DA MINHA SITUAÇÃO - PELO MENOS ATRAVÉS DOS LAUDOS, JÁ QUE TENHO MINHAS DÚVIDAS QUANTO A CAPACIDADE DE AMBOS PARA AVALIAR OS EXAMES - TOMOGRAFIA E RX.

QUERO AQUI ESCANCARAR MINHA INDIGNAÇÃO, A HUMILHAÇÃO, MINHA INCAPACIDADE,MINHA IMPOTENCIA, MINHA INTOLERÂNCIA, MINHA BESTIFICAÇÃO, MINHA RAIVA, MINHA INOCÊNCIA BURLADA, E A AFRONTA FEITA POR UM SERVIDOR PÚBLICO A UMA CIDADÃ, QUE NADA MAIS QUERIA DO QUE AQUILO QUE ME DEVE SER CONCEDIDO POR DIREITO.
NÃO ESTOU PEDINDO ESMOLAS OU FRANDANDO NINGUÉM.
PEÇO AQUILO A QUE TENHO POR DIREITO PELOS ANOS DE CONTRIBUIÇÃO.


E no final, quero ainda fazer mais uma pergunta:

O que faz um cidadão honesto nessas horas?
Porque a mais lesada sou eu. MORALMENTE, EMOCIONALMENTE, E FINANCEIRAMENTE.

Infelizmente nosso sistema jurídico, anda de muletas gastas com parcos ânimos em resolver as questões dos brasileiros.

O QUE ME SUGEREM QUE EU FAÇA?

AH, JÁ SEI... ENTRAREI NA POLÍTICA.. AFINAL, NINGUÉM INDAGOU UM TRABALHADOR QUE AO PERDER SEU DEDO MÍNIMO NUM ACIDENTE DE TRABALHO, FOI APOSENTADO.
HOJE, SE ISSO ACONTECESSE... CERTAMENTE ESTARIA NO PISO DE ALGUMA FÁBRICA TRABALHANDO DURO, COMO QUALQUER CIDADÃO DE BEM.

5 comentários:

  1. Amiga querida, estou muito triste com tudo isso, nem imaginas, passei por essas também, olhavam pra mim como se eu fosse louca,e mal sabiam eles que, além de estar numa cadeira de rodas, eu mesma me levava, junto com a empregada, com os meus cadinhos ficando cada vez mais difícil. Mas quer saber? Vou estudar um tudo,ver as leis, tudo, e arranjaremos uma maneira de, através de um advogado e de uma ação pública, mudar isso, com as assinaturas todas que forem possíveis, e vou já e já trabalhar nisso, procurar todas as pessoas que não têm medo de mostrar a cara, entende? Vou pegar assinaturas, e vou montar um documento junto a um advogado que queira trabalhar sério, e te prometo que terás a oportunidade de gritar bem alto, para todo mundo ouvir, o que está em seu coração, deixa comigo, chega, farei o que puder, amiga, para não te humilharem mais dessa maneira, e recomendar a todas amigas de fibra para não irem nunca sozinhas em perícias, e que quando alguma coisa estiver errada, de lutarem até a ultima gota de energia. Vou pensar, fazer, e realizar algo a respeito, realmente estou muito triste e gostaria de estar aí contigo, amiga, ninguém merece mesmo, é inacreditável essas coisas, sem comentários, te amo, e vou te ajudar no que puder, estudar muito, e vou conseguir, te amo muito, Drica do coração, mereces ter paz e ser feliz, com certeza. Beijos de força para ti, te amo

    ResponderExcluir
  2. Amigas,estou afastada por depressão,pois meu psiquiatra disse que não deveria dizer que tenho fibromilagia,pq se o fizesse não passaria na 1ª perícia...
    Em umas dessas perícias não tive como levar o atestado do psiquiatra,mas levei o do reumatologista dizendo que tenho fibro crônica e me encontrava em tratamento por tempo indeterminado.o PEDIDO da perícia foi indeferido e a perita pegou o atestado.No dia seguinte fiz um pedido de reconsidereção...outro perito me deu mais 4 meses de licença.Não posso voltar ao trabalho por incapacidade e tbm por ter sido advertida pela empresa que assim que voltar serei demitida.Não tenho formação profissional,pois era dona de casa e ajudava meu marido com uma micro-empresa que hj está fechada.Eu me pergunto,e agora????
    Fátima jabur

    ResponderExcluir
  3. Hoje passei por outra perícia.
    Mesmo dizendo ao perito que os médicos não encontraram a dose certa de medicamento para que eu possa dormir, ainda sinto dores, fico dopada com os remédios e sem não durmo de jeito nenhum...
    Meu pedido foi indeferido.
    Já tinha feito um pedido de reconsideração, por isso só posso fazer outro depois de 30 dias.
    Só tenho que aguardar,pois não sei o que fazer,não me sinto em condições de trabalhar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. É infelizmente estou passando pelo mesmo problema,varias péricias indeferidas.Tenho Sindrome do impacto do ombro grau II,rompimento de tendão,cisto paralabral no interior da glenoide,tenossinovite nos antebraços E e D,Sindrome do tunel do carpo,fibromialgia e com indicação de cirurgia.Mesmo com todos os exames,laudos medicos e o encaminhamento para artroscopia de punho e ombro a reaposta é sempre a mesma INEFERIDO.Ja tomei minha decisão vou entrar com uma ação no juizado especial federal e pedir uma tutela antecipada.So espero que algum juiz de bom senso tenha dó de mim e conceda a liminar para o inss me pagar.
    Desejo a vcs boa sorte e procurem seus direitos.
    Abraços

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!