Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICO


Em caráter informativo deixo abaixo o link para que vcs tenham acesso ao Código de Ética Médico.
Nele estão algumas garantias (p.ex.: ter direito a cópia do prontuário médico) das quais muita gente não sabe ou não tem conhecimento adequado para exigir.

http://www.portalmedico.org.br/novocodigo/integra_preambulo.asp
A partir dessa página, vc terá acesso a todos os outros capítulos do código em questão.

Não podemos sempre aceitar algumas posições, de alguns profissionais, como pura verdade.

Agora ninguém poderá dizer..."Eu não sabia!"

Certo?

Divulguem isso também... Serve tanto para nós, quanto para qualquer outra pessoa!
Direitos do Cidadão/Paciente

3 comentários:

  1. Olá Sandra! Espero que esteja sem dor e em paz!
    Sou Rosimar de \maringá \\\paraná
    Estou de licença Médico, a 1ª por conta de perda de audição( sou Professora), meu medico diz que pode haver uma relação com a fibro já que vivemos diariamentem em ambientes com muito barulho e que nos deixa tensos, provocando dor, este pedia a pericia 15 dias para começar o médicamento Lirica e bloqueio de dor, o perito deu aoenas sete dias, não sabia o cid de fibro e colocou o cid de reumatismo não especificado, no segundo afastamento para o bloqueio, consegui 15 dias, mas a funcionaria me avisou que era o ultimo afastamento que agora o meu medico terá que fazer um laudo sobre a doença.em off ela me pediu para ele colocar outro cid de outra doença...meu Deus!gostaria de saber se não tem uma lei que proibe o uso do cid caso o paciente não aceite que os demas funcionarios saiba a doença? SERVE PARA A PERICIA? OBRIGADA PELO ESPAÇO E BOA SORTE!

    ResponderExcluir
  2. Sim, claro! Caso vc não queira que a empresa ou o empregador saiba qual o motivo do afastamento, basta o médico não colocar o código do CID em relatório ou atestado. Isso está no código de ética médico - relação entre médico e paciente é inviolável, a não ser por autorização do paciente, ou de seu responsável em caso de inaptidão do mesmo.
    Porém para o INSS o atestado ou laudo deve estar completo,... com CID e tudo mais.
    Quanto a fibromialgia, ela realmente não dá direito a afastamento. Isso "devemos" aos médicos reumatologistas, que em seu último consenso alegam não haver motivo para afastamento do trabalho. (Pode?!) Bom, mas infelizmente é isso!
    Para mudarmos esse quadro estamos rodando pela internet, abaixo-assinado visando mudar isso e muito mais.
    Participe.
    Existe um tópico neste blog dando o link direto para o abaixo-assinado.
    Divulgue também, mesmo entre pessoas não portadoras dessa terrível síndrome.
    A participação de cada um, nos levará a alcançarmos dignidade, qualidade de vida, benefícios previdenciários, respeito e tratamentos adequados.
    Junte-se a essa corrente!

    ResponderExcluir
  3. Os próprios reumatologistas não reconhecerem a fibrio como uma doença que pode sim afstar do trabalho é um absurdo!!!
    Como nós que temos essa doença consegue render o mesmo, quando estamos cheias de dores e irritadas o tempo todo??Será que o empregador é que tem que aturar nossa doença, sem reclamar?? A empresa nos contrata pra trabalhar e render 100%, e quando estamos no auge do crise não rendemos nem 20%.É como faremos o tratamento que é permanente como fisio, caminhada, RPG, Pilates, Hidro, acumpuntura e outros métodos sem termos dinheiro??
    Quer dizer se dependermos dos nossos médicos reumatologistas estaremos mortas!!
    Um absurdo!!

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!