Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CONSULTANDO CONSCIÊNCIAS

Amigos e amigas, com essa leitura, voces assim como eu, podemos estar nos envolvendo em novas energias, em novos trabalhos em prol do nosso melhoramento, do nosso NOVO homem, do nosso aprendizado e evolucao...

Muito importante essa conscientizacao....

com carinho da
Suely

Nós, verdadeiramente, evoluímos com nossos esforços, contudo, não poderemos nos esquecer das experiências alheias, que nos servem de exemplos. A lição dos outros pode despertar em nós uma força poderosa, a nos mostrar caminhos mais convenientes.
Quem pode negar a força de um místico e a influência de um santo, na nossa renovação interior? Quem já encontrou tais pessoas, ou pelo menos leu determinados livros, sabe que eles têm o poder de condicionar idéias nas mentes que os observam, cuja reação o levará a orientar sua vida cm linha mais segura, combatendo instintos até então danosos ao seu coração.
Moisés, quando deu início à feitura do Livro Sagrado, não tinha idéia exata do que poderia ser esse livro. Assim também os discípulos que registraram o Evangelho não visualizavam a força da sua obra diante da humanidade sofredora e carente de paz.
Quem já começa a despertar a consciência para Cristo deve procurar, por todos os meios lícitos, o seu maior desenvolvimento. Nós, aqui do mundo espiritual, nos dividimos em grupos que partem em todos os rumos, para ajudar onde Deus nos chamar para servir. Trabalhar em favor da coletividade, para nós, não tem nada a ver com caridade em beneficio dos outros; a caridade é em nosso proveito, porque estamos consultando consciências e aprendendo neste labor grandioso do bem. A Doutrina dos Espíritos se firmou no mundo, em colunas altamente iluminadas as colunas do Amor e da Caridade. Elas são indestrutíveis, diante de qualquer situação que venhamos a encontrar. Quem vai contra uma criatura que ama, sem exigir o amor? Quem vai contra uma pessoa que faz caridade, sem condições? Até a própria natureza fica ao nosso lado favorecendo-nos com todos os meios disponíveis.
Em todos os capítulos, conversamos um pouco com o leitor sobre o mesmo assunto, porque é nessa conversa que entendemos com mais facilidade o desenvolver de todo o trabalho na área espiritual e física. Nós concitamos os nossos irmãos encarnados, para que leiam raciocinando e analisando as páginas ofertadas pelas experiências dos irmãos maiores, porque nelas, e por elas, poderão tirar algo que pode lhes ajudar a se libertarem da escravidão da ignorância. Mas, uma coisa é preciso: humildade. Ela abre campo de entendimento, para que possamos compreender nas entrelinhas, as verdades distribuídas nas páginas imortais do autor.
As obras de Allan Kardec devem ser estudadas com todo carinho, pois elas são a base para que se possa entender com profundidade, as que dão prosseguimento à revelação das verdades espirituais.
Vamos consultar as consciências com o devido respeito às criaturas encarnadas e desencarnadas, pois elas são livros que nos enriquecem as experiências, na luta em busca da perfeição. Cada dia que passa é outro dia, nos trazendo meios e nos ofertando condições para um aprendizado mais eficiente.
Se em teus caminhos, sejam materiais ou espirituais, surgirem obstáculos, não queiras apontar os outros como culpados. Tudo isso, se estiveres em condições de analisar, haverás de reconhecer, facilmente, que são reforços para as experiências. Nada se posta em nossos roteiros, da maneira pela qual queremos; tudo vem do modo de que precisamos, para que o bem possa crescer em nós.
Se nos conformarmos com os acontecimentos de natureza inferior, eles criarão campo favorável para outros fatos de mesmo nível, e a nossa situação piorará em todos os sentidos. Convoquemos, pois, o bem que existe em nós. Acordemos as nossas próprias forcas, alinhando-as no sentido reto que o bom senso indicar, que Deus nunca faltará com as Suas bênçãos em nosso favor.
Nós estamos consultando, e vamos continuar a consultar, consciências alheias, à medida das oportunidades que tivermos; contudo, tornamos a dizer: sem violentarmos e, sim, cooperando com elas. Juntos guardamos o que vamos aprendendo, em uma seqüência interminável.
Se tens em tua companhia pessoas com as quais não simpatizas, não culpes ninguém. A vida é assim, são delas que necessitas mais. Estuda a ti mesmo, e verás que elas estão no lugar certo, assim como tu também. Procura suportá-las com paciência e exemplos dignificantes, porque há muita gente fazendo um esforço grande para te tolerar também, sem que por vezes tu saibas. Modifica-te por dentro, que a vida te ajudará por fora. A tua vida é uma verdadeira sementeira onde as mãos dos atos e dos pensamentos passam a semear, e tu colherás justamente de acordo com o que plantares. Seja somos conscientes disso, o que devemos fazer? Selecionar as sementes no decorrer do amanhã, porque a felicidade vem também do discernimento.
Procura, meu irmão, encontrar a ti mesmo, antes que se dê o dia da mudança das vestes, porque se começar no corpo físico, o aperfeiçoamento da alma, ficará muito mais fácil o aprendizado, no mundo dos Espíritos. O que ocorre com o peregrino inexperiente que é obrigado a viajar, e não procura os guias adestrados, para as devidas informações? Certamente que terá dificuldades e mais dificuldades. Os Espíritos superiores vêm nos ajudar e dar informações, por misericórdia de Deus, para todos nós, de como deveremos nos preparar para uma vida melhor. Se não quisermos ouvi-las, sofreremos as conseqüências desastrosas.
Aqui no mundo espiritual, na faixa em que habitamos, as oportunidades de trabalho são sobremodo grandiosas, e o próprio trabalho nos mostra a senda do aprendizado, sem nos obrigar a tais funções. Isso é maravilhoso.


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/auto-conhecimento/consultando-consciencias-lancellin/#ixzz1Z4Tb9oHj

Um comentário:

  1. Pouco o homem conhece de si mesmo, ainda que estude, reflita,... Na condição humana aqui estamos para evoluir, para crescer, para aprender e quem sabe entrar num mundo novo.
    Assim precisamos seguir em frente!
    Que tal olhar para frente dentro de si?
    Adorei sua matéria Sula... Só agora "tivemos" tempo para ler, e dar a devida atenção.
    Uma das Deuscidência (Como diz a Cris, lembra?)
    Tudo tem seu momento certo!
    Tomara que você se entusiasme, e siga nesse estudo, e assim, ajudar nossos amigos e amigas fibromiálgicos a compreender nossa condição e o quão escolhidos somos.
    Deus nos prepara, ... sempre!

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!