Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A vitamina D pode ajudar na dor da Fibromialgia

Os pacientes que pensam que são deficientes no nutriente devem consultar o seu médico primeiro, dizem especialistas.

Sexta-feira 17 janeiro, 2014 ( HealthDay News) - As pessoas que sofrem da dor crônica da fibromialgia pode beneficiar de tomar suplementos de vitamina D, se eles sofrem de baixos níveis da vitamina , um novo estudo da Áustria sugere.

Não há cura para a fibromialgia, que pode levar à dor, fadiga e vários outros sintomas  disseram os pesquisadores. A causa exata da doença permanece obscura .

No estudo, os pesquisadores liderados pelo Dr. Florian Wepner , do Hospital Ortopédico Viena Speising , buscou descobrir se há uma ligação entre os níveis de vitamina D de um paciente e a dor crônica da fibromialgia. A vitamina D é muitas vezes chamado de " vitamina do sol ", porque ele é fabricado pelo corpo através da atividade da luz solar sobre a pele.

A equipe de Wepner lançou um estudo randomizado, controlado em 30 mulheres com fibromialgia que também tinham baixos níveis de vitamina D. Algumas das mulheres tomaram suplementos por 25 semanas e então foram acompanhados por mais 24 semanas.

Reportagem na edição de fevereiro da revista Pain, os pesquisadores disseram que aqueles que tomaram suplementos relataram menos dor e fadiga matinal ao longo do tempo, do que aqueles que não receberam os suplementos.

" [ A vitamina D] pode ser considerado como um tratamento relativamente seguro e econômico e uma alternativa extremamente rentável ou complemento ao tratamento farmacológico caro ", disse Wepner em uma nota de imprensa do jornal.

Níveis de vitamina D devem ser monitorizados em pacientes com fibromialgia - especialmente no inverno, quando os níveis podem ser mais baixos devido à menor exposição ao sol - e ajustado , se necessário , disse Wepner .

Embora o estudo foi capaz de encontrar uma associação entre suplementação de vitamina D e um abrandamento da dor da fibromialgia , não prova uma relação de causa e efeito .

No entanto, dois especialistas sobre a doença disse que os resultados fazem sentido.

"Os pacientes com fibromialgia e aqueles com dor crônica certamente deve ter seus níveis sanguíneos de vitamina D verificados e , se baixo , considere a suplementação sob a orientação de um médico ", disse Kiran Patel , especialista em medicina da dor no Hospital Lenox Hill em Nova York que muitas vezes trata as pessoas com fibromialgia.

Dr. Houman Danesh , diretor de gerenciamento de dor integrativa no Hospital Mount Sinai , em Nova York , concordou. " A deficiência de vitamina D tem sido associada a dor crônica, e este estudo reforça o argumento para [ reabastecer ] vitamina D em indivíduos com deficiência ", disse ele .

"É importante notar que esses pacientes estavam sob os cuidados de um médico durante a reposição [ vitamina ] , e que levou meses para os benefícios a serem mostradas ", disse Danesh . " Isto é esperado , como a vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura e é armazenado nas células de gordura . Quando um paciente tem baixos níveis , as lojas precisam ser [ reabastecido ] , e isto leva semanas ou meses para ocorrer . "

Danesh advertiu  no entanto que, as pessoas que se preocupam que são deficientes em vitamina D devem sempre verificar com o seu médico antes de tomar suplementos. Levando-se em excesso de vitamina D pode realmente ser tóxicos e causar danos , disse ele.

"Os pacientes devem consultar seu médico se pensam que são deficientes e terem seus níveis verificados na avaliação clínica ", disse ele .

Fonte: http://www.webmd.com/fibromyalgia/news/20140117/vitamin-d-supplements-may-help-ease-fibromyalgia-pain-study?ecd=wnl_fib_012814&ctr=wnl-fib-012814_ld-stry&mb=uA30JTD2N3zgES%409naFoweHnVev1imbCBLXaX73qsGU%3d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!