Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

sexta-feira, 21 de março de 2014

Fazendo as pazes com a companheira indesejada...-fibromialgia

31/01/2014
Por Carol Zakula
HTF Colaborador

Ellen (nome fictício) leva uma vida dupla. Assim como Superman ... bem, mais ou menos. Algumas vezes, ela não pode manter um compromisso, ou localizar as chaves do carro, ou encontrar seu caminho para fora de uma loja ou para a casa de sua amiga em Cherry, ou se lembrar de nomes, ou dormir por mais do que algumas horas de cada vez , ou até mesmo fazer-se sair do sofá. Ela é mal-humorada, sensível a sons, confusa para instruções simples, e tem de leve a severa dor, em pelo menos seis diferentes partes do corpo. Mas ela pode lidar com tudo isso - desde que ela possa isolar-se o suficiente para manter sua vida em segredo; escondida de tantas pessoas quanto possível.
É apenas durante os seus "outros momentos" que a maior parte do mundo vê Ellen. Foi quando ela passa sobre o seu dia fazendo as coisas, sentir, olhar e agir muito bonito como todos os outros fora de casa. E se preocupar se ela vai ser capaz de retirá-la tempo suficiente para fazê-la voltar para a segurança de seu carro ou de casa.
Mas a maioria das pessoas ao seu redor não têm ideia de que Ellen tem fibromialgia. E mesmo se eles soubessem, eles realmente não entenderiam.
Como podem? Mesmo a comunidade médica sobre arranhado sua matéria-cabeça sobre este misterioso conjunto de sintomas ou síndrome. Nem sequer é uma doença na maioria das vezes nada a apontar em um ex-ray ou um resultado de teste. Enquanto isso, esses sintomas montar uma produção dramática em grande escala dentro do corpo. Os personagens principais são dor, fadiga, depressão e confusão ("névoa fibro") - com infecções da bexiga, unhas quebradiças e cabelos, e muitos outros Completam a papéis menores.
Às vezes, Ellen não tem sintomas em tudo por 10 minutos, ou uma hora, ou mesmo um dia. Ela nunca sabe quando ou por quanto tempo, e ela se atreve a ser otimista. Após seis anos de compartilhar sua vida com fibromialgia, ela ainda tem muitas vezes a expectativa de que ela pode fazer o que ela quer durante o tempo que ela quer e não estar cansado ou dolorido. Então a realidade em conjuntos e ela diz a si mesma: "Não, hoje não."
Quando ela foi diagnosticada pela primeira vez, Ellen usou falar muito sobre isso e todos os males, porque era novo e estranho. Mas quando ela começou a se sentir como um disco quebrado, e entediados com suas próprias conversas que ela parou de falar e começou a resolver o problema.Tanto Ellen e sua família têm de lidar com a família ea vida que eles compartilham com fibromialgia-o membro da família invisível, o hóspede não convidado, o companheiro indesejado. Relacionamentos são tensas porque os amigos ea família não pode entender-russas de Ellen vai on-triplo de dor, fadiga e alterações de humor. Eles nunca tem certeza de quando ela pode se concentrar em discussões, e quando ela só precisa de um ouvido simpático ou algum espaço e tempo para si mesma.
Ao longo dos anos, e apesar das frustrações, Ellen aprendeu a lidar, para sobreviver, para identificar e evitar os gatilhos específicos dos sintomas. Ela faz listas, observa eventos em um calendário de parede de destaque, e postou um "fazer e não fazer" a lista de seu marido pode se referir a quando ela está tendo um dia ruim. Ela faz com que as rotinas de comer, relaxar, e em movimento. Ela se tornou mais paciente e respeitoso de seu corpo. Ela passa o tempo com a família e amigos, faz as coisas para ajudar os outros, ou apenas por diversão, e tenta não esperar muito de ninguém. Ela fez o seu melhor para simplesmente ignorar o companheiro indesejado, e pensei que era o suficiente, até recentemente.
No verão passado, Ellen participou de um workshop de uma semana de bem-estar fibromialgia na Clínica Mayo, com outros participantes apenas como ela ... que ela teve o prazer de se relacionar com completamente. Não só era uma afirmação refrescante de muitas das habilidades de enfrentamento que ela desenvolvidos, foi também um convite para dar o próximo passo: a centrar-se de forma consistente no positivo, para documentá-la, celebrá-lo, para definir metas e ousar acreditar que ela pudesse alcançá-los. Ela está agora levado a se envolver de corpo, mente e espírito - mais convencido do que nunca de como é importante para as três vozes a cantar em harmonia. Ela se move, ela cria, ela medita ou reza. Ela está pronta para fazer as pazes com o companheiro indesejado. n
Nota: Ellen é um composto de duas áreas 'supermulheres' em sua busca por paz com sua fibromialgia.
Carol Zakula é um Iron Range comercialização freelance copywriter. Visite seu website em www.carolzakula.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!